A Turquia e a Síria vem vivendo momentos tensos, pois na última semana, eles acabaram sendo atingidos por um terremotos devastadores de alta magnitude. Já foram confirmados mais de 7 mil óbitos e o mundo ficou em alerta sobre o risco de tremores em grande escala como este.
Mesmo que pensamos que não possa acontecer, o Brasil não está livre de ser atingido por terremotos, no entanto, se acontecerem, serão de pequena escala e nem chegarão à gravidade do que aconteceu nesta semana na Turquia e na Síria. No ano passado, foram registrados 8 tremores de terra no Rio Grande do Norte.
Terremotos devastadores não são registrados no Brasil são de pequena intensidade. O maior evento já registrado aqui ocorreu no Nordeste, atingiu magnitude de apenas 3.7. Apesar de ter sido sentido pela população, esse tipo de tremor tem riscos pequenos de causarem danos.
Para comparar, o primeiro abalo sísmico da Turquia, ocorrido no início desta semana, atingiu uma magnitude de 7.8 na escala Richter.
O Brasil tem o privilégio de estar em uma ótima posição no globo terrestre, já que estamos está bem no meio de uma placa tectônica. Os grandes terremotos ocorrem apenas em áreas onde acontecem o encontro dessas placas. No Brasil, os estados que mais tem riscos de tremores são o Rio Grande do Norte e o Ceará.
No entanto, mesmo com este privilégio, o país pode acabar sentindo tremores vindos de outras regiões, segundo o professor da USP, Marcelo Assumpção.
“Podemos sentir quando algum abalo sísmico tem epicentro na região dos Andes, como o Chile, o Peru e a Colômbia, que são os países onde acontecem os maiores tremores na América do Sul”, disse ele.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!