Uma cortina vegetal protege e refresca sua casa
28/04/2023

A cortina vegetal, também chamada de cortina viva ou cortina verde, é uma ideia sensacional que está cada vez mais popular.

Consiste em esticar uma treliça flexível sobre todo o comprimento de uma janela e plantar plantas trepadeiras na base (solo ou vaso) para que elas cresçam, se fixem na e preencham o espaço da janela.

Benefícios de ter uma cortina vegetal em casa

Parece interessante? Então, veja quais são as vantagens dessa ideia e como fazer de um jeito mais simples na sua casa para testar.

A ideia da cortina vegetal ficou famosa quando foi lançada pelo grupo Kyocera, no Japão. Eles instalaram a estrutura e fizeram o plantio de hortaliças em janelões de 20 prédios da empresa.

Os motivos para essa solução são ótimos:

Casa mais fresquinha naturalmente porque o sol é filtrado pelas plantas;Economia de energia com ar-condicionado que passa a ser usado com menos frequência;Maior privacidade em casa, sem precisar fechar as cortinas;Possibilidade de plantar hortaliças trepadeiras e colhê-las direto da sua janela;Decoração diferente para amantes de plantas;Pode fazer dentro e fora de casa;As plantas renovam o oxigênio e absorvem o dióxido de carbono, melhorando o ar dos ambientes.

Como fazer uma cortina vegetal em casa?

As cortinas verdes dos japoneses são bem grandes, preenchendo as janelas de prédios enormes. Mas, para a sua casa, você pode começar fazendo uma estrutura menor e mais simples.

Quanto às plantas, use as trepadeiras e (que podem ser trepadeiras se tiverem um apoio), sejam ornamentais ou frutíferas.

Lembrando de que a tela precisa suportar o peso da planta adulta, suas flores e seus frutos. Se você for plantar mais de um tipo, lembre-se que elas devem ter as mesmas necessidades de iluminação, ventilação, rega e nutrientes.

Inclusive, você pode fazer na parte dentro da janela, usando vasos, caso more em apartamento e não tenha como plantar as trepadeiras no solo do quintal. Veja um exemplo no vídeo abaixo:

AD
Artigo
Fotos
Vídeos