A esponja de cozinha serve para lavar louças e panelas com mais higiene e eficiência. Mas infelizmente, alguns erros comuns que cometemos na cozinha podem transformar esta aliada da limpeza em um depósito terrível de bactérias!
Sim, de mocinha ela passa a vilã, por isso é preciso conhecer os principais erros cometidos na cozinha que podem resultar nisto.
É muito importante ter 2 esponjas em casa, uma para lavar apenas copos e outra para lavar panelas e pratos sujos de comida. Além de deixar os seus copos engordurados, você leva bactérias para louças que não entram em contato com a comida. Oura coisa importante, ao lavar a tábua de cozinha onde cortou carne crua, vale a pena jogar uma água quente na tábua antes de utilizar a esponja, evitando assim a contaminação por bactérias.
A melhor maneira de evitar que ela vire um concentrado de bactérias é fazer uma higienização com água fervendo todos os dias. Basta ferver água, colocar em um recipiente e deixar a esponja repousar lá por 5 minutos.
O ideal é trocá-la todas as semanas, mas quase ninguém faz isso. As esponjas entram em contato com bactérias quase 24h por dia, seu prazo de utilização é mesmo curto e deve ser respeitado.
O sabão em barra não contém agentes bactericidas e o ato de estar sempre passando a esponja no sabão transporta bactérias da louça com comida para o sabão. O ideal é usar detergente líquido, que não entra em contato com a bucha de lavar louças.
Também pode utilizar água para desinfetar a bucha, faça uma solução de 3 copos de água com 2 gotas de água sanitária e deixe a esponja descansar por alguns minutos, isso deixará ela livre de microrganismos.
Gostou? !!