O chá azul é extraído da flor Clitoria ternatea, que tem este nome sugestivo porque realmente se parece com uma vulva.
Essa flor pode ter cor azul, branca ou rosa, e uma característica interessante é que, depois que a planta é aquecida e recebe umas gotas de limão, o chá fica num tom de roxo muito bonito.
Aliás, a Clitoria ternatea não precisa ser usada apenas para fazer o chá azul, pois ela faz parte do grupo das , que você pode usar para incrementar sua comida e deixar os pratos mais apetitosos. Hoje você vai aprender a preparar o chá e vai conhecer algumas de suas propriedades medicinais.
Veja como é simples preparar o chá, tendo o cuidado com a temperatura, que não deve estar acima dos 100 graus ou a planta perderá algumas de suas propriedades.
Ingredientes
Água: 250 mililitros; Flor Clitoria desidratada: 1 colher de sopa; Gotas de limão espremido na hora: a gosto, opcional; Termômetro culinário.Modo de preparo
O chá azul fornece os fitoquímicos da planta, que têm um alto poder antioxidante. Isso significa que ele ajuda a combater o excesso de radicais livres que prejudicam as células do corpo.
Esses radicais livres são produzidos pelas próprias células, mas, quando se acumulam em volta delas, causam danos, levando ao envelhecimento precoce e até ao surgimento de doenças.
O chá também é bom para proteger o fígado, ajudar a tratar inflamações de garganta, dos olhos, melhorar a digestão, reduzir a febre e aliviar o estresse.
Atenção: As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, mantenha um estilo de vida saudável.