Uma coisa é certa: formiga é um bichinho bem chato, né?! Aprenda a deixá-las bem longe da sua casa!
E um dos truques que mais gostamos de conhecer foi o da Valéria Herbest do Nascimento. Ela ensinou pra gente um jeito muito fácil de deixar a pia e a mesa bem cheirosa e, de quebra, ainda espantar as formigas e as moscas que vivem nos atormentando. Bora ver :-)?
♥︎ Caso você prefira usar uma garrafinha em spray para guardar seu repelente, fica mais prático: só vai precisar dar uma espirrada com ele. Usamos um vidro com tampa de cortiça porque estava de bobeira por aqui e é lindo ????
Todos os animais percebem sinais químicos em seus ambientes (cheiro de fogo, de gás, etc.).
Alguns animais fazem uso ativo desses sinais para se comunicar. Um animal famoso pela comunicação química é a formiga.
Quando você vê uma fila de formigas, é porque elas estão seguindo uma trilha invisível. Este tipo de sinal químico atrai mais e mais formigas.
Mas o sinal químico também pode ser negativo, alertando outras formigas para ficar longe. Este é o caso dos repelentes, em especial deste que ensinamos :-).
Se quiser saber mais sobre comunicação química das , comece aqui.
Sim! Pelos motivos explicados acima. Entretanto as formigas e moscas podem “aprender” com o tempo, que aquele cheiro / sinal químico não é perigoso.
Alguns outros cheiros fortes, como o de pimenta ou canela, também funcionam muito bem como repelentes de formigas e moscas.
Uma boa alternativa é alterna-los – ou seja, quando acabar o do vidro, faça outro – substituindo os cravos por pimenta rosa, ou canela, usando a mesma receita acima.
♥︎ E você? Tem alguma dica legal para ajudar a cuidar da casa melhor? Conta pra gente nos comentários! Quem sabe não vira post também ;-)?!