Às vezes, cozinhar pode se transformar em um enorme dilema: o azeite, quando quente, pinga, o leite derrama, os alimentos ficam grudados na frigideira, a cebola nos faz chorar.
Para eliminar esses problemas, a preguiça e o ’medo’ de cozinhar, nós juntamos algumas dicas práticas sobre a cozinha que envolvem limpeza, organização do espaço e praticidade. Esperamos que goste!
Para tirar as sementes da abóbora ou da abobrinha, por exemplo, use uma colher de sorvetes. Sua lâmina afiada é ótima. Além disso, ela ajuda a decorar saladas.
Se, depois de pronto, um prato tiver muita gordura, você pode retirar o excesso de óleo com alguns cubos de gelo e papel toalha. Envolva o gelo no papel toalha e passe no prato. O gelo chupa a gordura como um ímã, e ela congela no papel toalha.
Guarde o rolo na geladeira. Quando frio, ele é muito mais fácil de manipular, não fica grudando nas mãos e não causa irritação.
Coloque a fruta no micro-ondas por uns 20 segundos e o processo ficará super fácil.
Coloque bicarbonato de sódio ou vinagre na água. Eles penetram a casca e facilitam o processo.
Para obter uma maior quantidade de suco das frutas, coloque-as na geladeira e depois no micro-ondas por 15 segundos. A quantidade aumenta muito.
Antes de usar, deixe no congelador por 30 minutos. O queijo mais duro não fica grudado no ralador.
Antes de picar, coloque a cebola no congelador por 30 minutos. Este método é bom apenas para fritar ou cozinhar, não para uma salada.
Para que a água não suba inesperadamente, coloque uma colher de madeira sobre a panela aberta. Ela não deixa a água derramar.
Apoie o frango sobre o peito, a parte com mais carne. Quanto mais próxima ao calor, mais rápido o processo.
Se você não tem moldes especiais, use papel manteiga. Os formatos ficarão inusitados, talvez até mais bonitos.
Para esquentar uma pizza ou outro alimento no micro-ondas, coloque ao lado um copo d’água. A pizza vai ficar muito mais crocante e não vai ressecar.
Para que as propriedades nutritivas das ervas não se percam, congele-as em formas de gelo. Você pode usar água ou azeite de oliva.
Conserve as nozes sem casca na geladeira, desta forma você conserva os nutrientes, o aroma e o sabor. Coloque as nozes em um pote hermético, feche bem e coloque na geladeira. Você não deve ferver antes. Outra vantagem deste armazenamento, é que as nozes não ficam amargas, como acontece quando ficam na temperatura ambiente.
Para que não oxidem, não use o detergente de sempre. Melhor usar sal. Além de limpas, o cheiro dos alimentos também será eliminado.
Para eliminar o cheiro de cebola ou alho, use limão e bicarbonato de sódio. Passe nas mãos e depois lave-as com muita água.
Para devolver o brilho às panelas, use uma solução de água e vinagre.
As colheres de madeira, com o tempo, perdem a sua forma e ficam com um cheiro ruim. Não jogue fora. Você pode ferver as colheres em água e deixá-las secando no sol. É uma forma de eliminar o cheiro ruim e dar uma nova vida a elas.
Para eliminar o cheiro e os restos de alimentos da tábua de madeira, esfregue-as com sal grosso e deixe assim por 10 ou 15 minutos. Depois disso, esfregue com meio limão e seque. Este procedimento é ótimo para eliminar todo tipo de cheiro ruim.
Se você é do tipo que adora um livro de receitas, mas não sabe onde colocá-lo porque tem medo de sujá-lo, use um cabide com ganchos. Sem sujeira e nada de ficar fazendo contorcionismo para ler os próximos passos.