Anteontem (15) o jornalista Sikêra Jr. foi transferido para a unidade de terapia intensiva de um hospital de Manaus. O ouvido do jornalista sofria de otite aguda causada por uma bactéria. O colunista Leo Dias entrevista o Dr. Fernão Bevilacqua, especialista na área, que explica os perigos e sintomas da doença.
Segundo especialistas, a otite média é a inflamação e infecção do ouvido e as causas são variadas.
Os especialistas observaram que, em alguns casos graves, os pacientes podem ter um tímpano perfurado. Segundo ele, acontece quando a infecção atinge o interior do ouvido. A otite pode se multiplicar e causar dor de ouvido, levando a uma infecção grave. Durante este processo, a secreção pode sair do ouvido.
Quando a infecção ocorre fora do ouvido, é porque o paciente passa muito tempo na água ou coloca coisas dentro do ouvido e também em pessoas imunocomprometidas.
Para os médicos, no caso de Sikêra Jr., mesmo que a infecção estivesse em estágio inicial, ela pode ter sido agravada pelas viagens aéreas. Geralmente, os casos de otite são tratados com antibióticos e corticóides. Um possível risco de desenvolver esta doença é que a infecção pode ser transportada para o cérebro e causar meningite no paciente.
Os sintomas e os riscos
Em um evento raro, a otite pode levar à meningite devido à proximidade do ouvido médio com as meninges (as membranas que cobrem o cérebro, a medula espinhal e todo o sistema nervoso central). A meningite é a inflamação das meninges.
A otite média aguda é causada por bactérias ou vírus que causam inflamação e obstrução. Geralmente ocorre durante ou logo após uma gripe, resfriado ou infecção do trato respiratório ou da garganta, devido à passagem de microorganismos do trato respiratório para o ouvido.
O diagnóstico é baseado na avaliação dos sintomas e no exame do ouvido com equipamentos especiais, como um otoscópio ou um microscópio.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!