Mesmo quando você chama um profissional para consertar a infiltração, ele vai ter que observar o local e prestar atenção em alguns detalhes.
Por exemplo, se a infiltração vem de uma parede no meio na casa, que não justifica um vazamento vindo do lado de fora, do piso ou da laje, é possível que passe algum encanamento por dentro daquela parede e ele está com problema, causando vazamento.
Nesse caso, não vai adiantar apenas arrancar a tinta, aplicar um produto impermeabilizante e repintar.
Vai ser necessário quebrar a parede para encontrar o dano no encanamento, corrigi-lo e, só depois, refazer essa parte da parede, aplicando um impermeabilizante antes da tinta.
Se a infiltração está vindo de uma parede nas laterais da casa, com acesso para o lado de fora, pode ser um problema de vazamento nas calhas, pode ser uma rachadura, um erro na drenagem do ar-condicionado, falha na impermeabilização da parede e até falta de ventilação adequada no ambiente.
Como são muitos fatores, o ideal é contratar um bom profissional para avaliar. Se possível, tenha o projeto da casa em mãos para tirar dúvidas sobre como as paredes foram feitas e por onde passam os encanamentos.
Se a infiltração percorre as laterais de uma porta ou janela com acesso para a rua; se dá pra ver que ela começa “de dentro” dos batentes, é possível que a água da chuva esteja entrando e causando essa umidade, ou seja, a porta ou janela foi mal instalada.
Nesse caso é preciso arrancar as esquadrias para entender a fonte de entrada da água. Secar, impermeabilizar e depois colocar a esquadria de volta no lugar, dessa vez com mais capricho e cuidado para ficar muito bem instalada.
S a infiltração está vindo do teto, provavelmente tem um vazamento vindo da laje. O tipo de vazamento vai depender da estrutura da casa. Se você tem um pequeno sótão com janela, pode estar vazando água por aquela janela.
Mas, as telhas também devem ser verificadas, pois pode ser um vazamento entrando por uma telha mal colocada ou quebrada. Além disso, se passam encanamentos lá por cima, pode haver algum dano nesses encanamentos.
Nesse caso, subir na laje e encontrar a fonte do problema é o primeiro passo. Depois, corrigir o problema, seja reinstalando o batente da janelinha, trocando a telha com problema ou consertando o cano danificado.
Só depois você deixa toda a umidade secar e passa uma nova pintura, de preferência com impermeabilizante antes.
Quando a umidade está vindo do chão, mais perto de uma parede, é possível que o problema tenha começado lá na fase de construção da casa.
Quando a fundação da casa é muito rasa, com o passar do tempo e as chuvas, a água do solo úmido vai entrando em contato com o piso e subindo pelas paredes.
Nesse caso é mais complicado de resolver porque precisa contratar profissionais para avaliar a situação antes de decidir se vai ter que quebrar a parede e adicionar impermeabilizantes na estrutura ou se vai bastar colocar mais camadas de algum revestimento impermeabilizante.
Não adianta tentar disfarçar só com tinta nova, pois o problema vai continuar piorando.