Segundo o churrasqueiro José Almiro, do canal Churrasqueadas, a dica da costela assada no saco de pão dá certo sim, e ele ensina os truques.
Primeiro, é importante ter em mente que, para a costela ficar no ponto perfeito, bem assada e suculenta, vai precisar de muita paciência e fogo baixo. Essa dica serve para que o alto teor de colágeno da carne solte as fibras e amacie os cortes.
Para isso, é necessário que a carne fique no alto da churrasqueira, a cerca de 60 centímetros da brasa, já envolvida no saco de papel – que vai acabar um pouco chamuscado, mas é normal.
Outra dica é que o saco de pão não seja tão fino, ou é melhor você usar duas camadas. A ideia é que o saco sirva como um forno, segurando o calor dentro da carne para ela assar por dentro, sem queimar primeiro por fora.
Fica sim, e se você já costuma usar essa tática, pode continuar usando. Assim como o saco de papel, o alumínio ajuda a acelerar o processo de cocção e o derretimento do colágeno para amaciar a carne.
Porém, o papel-alumínio provoca uma leve oxidação nos ossos da carne e bloqueia a passagem da fumaça. Então, a carne termina mais cozida no vapor do que assada na brasa. É por isso que, ao final do preparo, o papel-alumínio é removido, permitindo que a parte externa da costela fique tostando na brasa.
Já com o saco de papel é diferente, pois a temperatura que passa por ele é mais alta do que o alumínio permite. Então, vale a pena fazer uma costela assada no saco de pão para ver se gosta do resultado.
As dicas de preparo do churrasqueiro são bem práticas, e talvez um pouco diferentes do que você está habituado. Veja só:
1. Dê um banho de cachaça na costela, passe sal grosso dos dois lados e reserve.
2. Coloque o papel (ou o saco de pão) sobre a bancada e, por cima, acomode porções bem generosas de manteiga. Isso vai evitar que o papel grude na peça.
3. Embrulhe a carne com duas ou três camadas de papel e leve à churrasqueira em braseiro fraco, com o osso para baixo, numa altura de cerca de 60 centímetros.
4. Espere 4 horas e depois vire a peça para que ela asse por mais 60 minutos. Se quiser, aproxime a costela da brasa para ela ficar douradinha.
Veja todos os detalhes dessa dica nesse vídeo do canal Churrasqueadas:
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!