Se a infestação for leve ou moderada, a resposta é sim. Isso ocorre por conta da acidez do vinagre, que é super agressiva às pulgas e carrapatos. Assim, os vinagres mais indicados são de vinho ou de maça.
Para utilizar, você deve dar um banho no seu cachorro ou gato diluindo o vinagre em partes iguais de água morna. O processo é assim:
1. Coloque seu pet em uma bacia;
2. Passe a mistura de água com vinagre por todo o corpo, tomando cuidado para não entrar em contato com o focinho ou com os olhos dele;
3. Passe um pente fino em toda a pelagem;
4. Dê um banho normal e seque o bichinho;
5. Finalmente, limpe toda a casa (pois as pulgas e carrapatos podem ter escapado) com aspirador de pó e utilizando a mistura que vamos ensinar a seguir.
1 litro de álcool;
Capim-cidreira picado numa quantidade suficiente para preencher 1/2 litro do álcool da receita;
5 colheres (sopa) de sal de cozinha;
10 litros de água;
Comece picando o capim-cidreira. Depois, coloque a erva picada picada de modo que ocupe 1/2 litro (a metade) da garrafa/frasco com 1 litro de álcool.
Feche esse frasco/garrafa e espere 24 horas. No dia seguinte, 24 horas depois, basta misturar o álcool (já coado) que absorveu o princípio ativo do capim-cidreira em 10 litros de água.
Para combater pulgas e carrapatos de maneira eficiente, é necessário limpar toda a casa, pois esses insetos podem se esconder. Para isso, o vinagre, junto a outros materiais, continua ajudando muito. Confira a receita:
100 ml de vinagre;
100 ml de cloro líquido;
1 colher de sopa de sal;
750 ml de água;
1 pulverizador.
Misture esses ingredientes e passe nos cômodos da casa. Dê atenção ao tapetes, caminhas e outros lugares que seu pet utilize bastante.
Mas atenção: Deixe seu pet longe do ambiente quando aplicar o produto e durante algumas horas depois.
Esse ditado tão famoso é ainda mais verdadeiro quando se trata de pulgas e carrapatos. Esses bichinhos não apenas irritam muito, mas também podem dar problemas de pele e até anemia nos pets. Sendo assim, é fundamental prevenir dando banho regularmente, cuidando bem dos pelos e evitando o contato com outros animais de estimação desconhecidos.
As dicas que apresentamos devem dar conta do recado. Porém, se a infestação for muito grande, não hesite em procurar um veterinário.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!