O percevejo é um pequeno inseto de cor castanho-avermelhada que pode medir até 7mm, não pula e nem voa.
Ele apenas se esconde no seu colchão, na cama ou nas mesinhas de cabeceira, esperando que você adormeça para se alimentar do seu sangue à noite.
E pode sobreviver por meses sem se alimentar, então, existe a possibilidade de ter uma infestação em um colchão que não está sendo usado há bastante tempo.
Ao acordar, ou alguns dias depois, você pode perceber algumas pequenas picadas avermelhadas pelo corpo, parecendo de pulgas.
Essas picadas podem coçar bastante, dependendo da pessoa, e até causar reação alérgica. Mas, em alguns, não causa nada.
No momento da picada, o inseto injeta um anestésico e um anticoagulante que evitam que a pessoa perceba que está a ser mordida. Por isso que você pode não sentir nada na hora.
Não precisa ter esse medo. A picada do percevejo não transmite doenças, apenas o incômodo da coceira mesmo.
Mesmo não transmitindo doenças, esses insetos causam o incômodo das picadas que coçam, das marcas de picada na pele, podem prejudicar seu sono e até causar alguma infecção, quando a coceira chega a arranhar e machucar.
Então, é preciso combatê-los. A primeira coisa a fazer é procurar pelo foco. Observe se existem pequenas marcas de sangue pelo colchão, roupas de cama ou nos móveis do quarto. Podem ter manchinhas marrons também, dos excrementos deles.
Procure bem, pois eles ficam aglomerados nos cantinhos mais escondidos. Quando encontrar o foco, se notar que são muitos, precisa chamar uma empresa especializada em eliminação de pragas.
Quanto à picada em si, não precisa tomar nenhuma providência como ir ao hospital, a menos que tenha predisposição a alergias de pele e sinta alguma reação adversa. No mais, basta aplicar uma pomadinha contra coceira, se quiser, e não se coçar.
O importante é evitar que novas picadas aconteçam e que a colônia de percevejos cresça a ponto de virar uma infestação e tirar a sua paz.